18 de março de 2014

O dia-a-dia das Manas Caroline e Margarida


Caroline é a voluntária que está com UPG desde Janeiro. A ela juntou-se, em Fevereiro, a Mana Margarida. Têm divido o seu tempo com diversas atividades, entre a distribuição das cestas básicas e o apoio às duas pré-escolas UPG (EFI e ESC) onde têm acompanhado algumas obras nas instalações e desenvolvido várias atividades com as professoras e crianças, não têm mãos a medir. 
Às professoras têm dado formação uma vez por semana onde abordam questões sobre a importância de ensinar, sobre a rotina e planeamento. Juntas pensam em novas atividades para desenvolver com os pequeninos. Às crianças têm também ensinado, cantado, tudo com muito carinho, proporcionando-lhe momentos de grande brincadeira, o que torna a vida destas crianças um pouco melhor.





8 de março de 2014

Dia da Mulher - Dia das Mamãs e Meninas UPG

A UPG assinala o dia da Mulher com uma homenagem sincera a todas as mamãs e meninas UPG em Moçambique.
Os vários projectos financiados pela UPG, para além de procurarem combater a pobreza, ambicionam diminuir a diferença de género em Moçambique.

A UPG tem em Stª Luísa de Marillac um projecto ambicioso de alimentação escolar, que para além de melhorar a assiduidade escolar pelo incentivo de uma refeição e melhorar o rendimento escolar ao reduzir a fome, promove a igualdade de género, uma vez que habitualmente as meninas ficam ausentes para cozinhar.

Também os furos de água, permitem melhorar a qualidade de vida de mães e meninas, através de um bom acesso a fontes de águas seguras, uma vez que são elas que habitualmente percorrem distâncias a pé até 2h e meio dia de tempo de espera.

A UPG tem presente que a educação é a melhor arma para quebrar o ciclo de pobreza, independentemente da idade, por isso financia aulas de Alfabetização a mamãs, em comunidades desfavorecidas e sem escolaridade, oferecendo conceitos básicos de escrita, leitura e matemática para grupos comunitários de c.50 pessoas.  A UPG oferece cursos locais e de acesso grátis, com um lanche matinal, a jovens e adultos com o sonho de aprender a ler. Maioritariamente de origem Bantu, falam changana em casa e não dominam a língua portuguesa. A maioria são jovens mães que abandonaram os estudos ainda meninas para tratarem de filhos ou irmãos.

Por €1’750 anuais – c.€33 por beneficiário - a UPG paga materiais, formadores, alimentação e outros custos para ensinar um adulto a escrever durante um ano. A educação básica de jovens adultas aumenta a sua empregabilidade e auto-estima com impacto direto na educação dos filhos. Mães alfabetizadas transmitem aos filhos a importância da educação. Queremos reduzir o analfabetismo nos adultos, a disparidade do género no acesso à educação e quebrar o ciclo da pobreza nestas comunidades.

Apoie as mamãs e as meninas UPG – leve uma Grande Ajuda a Moçambique!