28 de abril de 2009

Coisas de homens, coisas de mulheres

Passei a barreira psicológica dos 15 dias e só agora é que me estou a aperceber disso!
Há tanta coisa sobre a qual eu podia falar, mas nem sei por onde começar! No orfanato as coisas começaram a ficar mais pesadas. Agora, além de “mano”, também sou tratado por “sr. Professor”! Começaram as aulas de apoio ao estudo! É preciso ter paciência de santo para “educar” aquelas crianças! A experiência, desastrosa por sinal (!!!), começou com as crianças da 2ª classe. Infelizmente, as turmas aqui em Moçambique são tão grandes (rondam os 50 alunos/turma na escola que eles frequentam) que acredito que os professores não possam dar a devida atenção a cada um. Basicamente, repetem-se uns aos outros! Conclusão: em vez de aprenderem a ler correctamente, apenas decoram os textos. Hoje, quando eu perguntei quem queria ler vi um mar de dedos e mãos no ar… mas, na prática, só a Dalva, uma das gémeas, conseguiu ler ser inventar, cortar ou saltar palavras e frases. Todos os outros já tinham pré-decorado o texto… o problema é que banana e papaia são palavras bem diferentes, mas para as crianças com texto decorado, banana e papaia lesse da mesma forma. Que raio de cidadãos está a formar este país?!
Uma das coisas engraçadas deste trabalho em Moçambique (acredito que noutros pontos do globo seja o mesmo) é o facto de que tudo o que mostramos ou fazemos é uma novidade para as crianças! A música, as fotos, os jogos, os costumes, os dizeres, a comida… tudo é um universo por explorar para as crianças!
Hoje, os mais velhos ficaram maravilhados com a quantidade de músicas que o meu computador tinha! E quando lhes disse para escreverem o nome de algum grupo na barra de pesquisa do Media Player parecia que lhes estava a fazer cócegas! Até medo de tocar nas teclas tinham!!!!
“Sim, basta clicares uma vez na letra que ela aparece no ecrã!” - disse eu ao Bito. Os mais pequenos só querem ver desenhos animados!
Uma outra coisa interessante aqui é a forma como homens e mulheres dividem o seu trabalho!
“Vocês (rapazes) não fazem nada?!” – questão minha, em forma de pergunta retórica, para os rapazes mais velhos à hora de almoço. Na realidade, os rapazes “não mexem uma palha”! As meninas, mesmo as mais pequenas, servem o almoço a toda a gente, muitas vezes recolhem os pratos e, por fim, lavam a loiça! “São coisas de mulher!” – respondeu o Adriano…
À tarde estive a brincar à apanhada com os mais pequenos! Bem, as crianças correm que se fartam! Olha que para estudar não correm tanto! fiquei de rastos… era sempre eu a correr atrás delas!

No Chókwé, 28 de Abril de 2009

19 de abril de 2009

E se o afilhado de vai embora?

Às vezes as crianças tem de sair do programa de apadrinhamento. Apesar de nem sempre os padrinhos entenderem, acontece frequentemente por boas razões. Por exemplo, o Dalton, de 14 anos, está agora a viver com a sua avó e continua a ir à escola. Durante os últimos 3 anos ele não ficou de fora! A Clemênca e a Constância são duas irmãs que também deixaram o apadrinhamento. A mais velha, Constância, de 17 anos casou e levou consigo a sua irmã de 8 anos. São agora uma família mas nos últimos 4 anos tiveram uma família e educação no Orfanato! Sim, há crianças que fogem ou desaparecem com familiares sem deixar rasto. Às vezes reaparecem, outras não. Mas também ha muitas histórias de vidas e famílias reconstruídas que são um bom motivo para as crianças sairem do Apadrinhamento!

25 de março de 2009

55 Padrinhos!

55 Padrinhos de Banhine que já completaram o processo de Apadrinhamento receberam dia 22 de Março as fichas dos seus novos afilhados, com fotografia, dados pessoais, situação familiar! Agora podem iniciar o contacto com a criança através da morada, email ou telefone do Padre Rosendo!

10 de março de 2009

Como doar os seus impostos?

Sabia que pode decidir para onde vai parte dos seus impostos?

0.5% do seu IRS já liquidado pode reverter a favor de uma Instituição de Solidariedade com o estatuto de utilidade pública (art 32º, n.º6) Lei Nº. 16/2001 de 22 de Junho?

Não se esqueça de preencher Anexo H, Quadro 9 com o NIPC da Um Pequeno
Gesto: 508 178 754 e com este Pequeno Gesto fazer a diferença!

Envie-nos um email em caso de dúvida!

17 de fevereiro de 2009

Apadrinhamento de Banhine

A Um Pequeno Gesto começa em 2009 a apadrinhar 100 crianças do Bairro de Banhine, na zona de Chongoene. Serão apadrinhadas 2 crianças por família, em idade escolar. As crianças irão à escola, terão uniformes e material escolar e receberão mensalmente comida suficiente para si e para a sua família. O Apadrinhamento focar-se-á em crianças orfãs de pelo menos um dos pais e casos de extrema necessidade.

O projecto estará a cargo do Padre Rosendo, ajudado pela Senhora Estelina, que tratará de seguir as crianças no dia a dia e do Senhor Gabriel, encarregue dos contactos com a Um Pequeno Gesto e os padrinhos.
A Um Pequeno Gesto continua a crescer, faça um donativo e ajude-nos a cumprir a nossa missão!

4 de novembro de 2008

Padrinhos e Afilhados

A TVI permitiu-nos acumular uma enchente de padrinhos que querem dar a sua ajuda e o seu amor a uma criança Moçambicana. O crescimento foi inesperado mas não rejeitado. Estamos a estudar missões em Moçambique e aceitamos sugestões de locais sobre projectos que considerem de confiança e dentro dos parâmetros da Um Pequeno Gesto. Dê-nos a sua opinião!

30 de outubro de 2008

Como construir um Orfanato?

Estamos a preparar agora uma proposta para finalmente avançarmos com o Orfanato de Chaquelane (antigo Conhane). A Irmã Isaura pôs pressão simplesmente retirando todas as crianças do Orfanato antigo e nós estamos com fé que vamos arranjar financiamento. Portanto agora é altura de fazer planos. Recomendações, ideias, lições e tudo o mais são bem vindas. Vamos tentar por aqui aquilo que vamos discutindo para ver se o mundo dos blogs nos ajuda!