16 de outubro de 2009

Padrinhos Sonia e Rui visitam afilhado em Xai Xai

Somos a Sónia e o Rui, padrinhos do Basílio

Chegamos de Moçambique à quase 3 semanas, eu que tenho mais aquele encanto por Àfrica, recordo todos os dias com saudade tudo o que por lá vivi e vi.
Vivi uma experência, que nunca pensei viver, graças à Irmã Isabel que nos recebeu como se fossemos umas habituais visitas e já da familia. Domingo de manhã saimos de Maputo em direcção a Xai-Xai com a ideia de ir conhecer o caminho até à escolinha. Telefonamos à Irmã que teve a gentileza de vir ter connosco à estrada principal. Como não havia aulas ela decidiu que iamos conhecer a casa do nosso afilhado Basilio, e assim foi.

A amabilidade e simpatia com que os pais dele nos receberam até nos fez esquecer, por momentos, a realidade nua e crua da miseria que estava à nossa volta. Primeira reacção do Basilio quando soube que nós lá estavamos, foi fugir para ir tomar banho!
Este foi o primeiro contacto que tive com as crianças moçambicanas, foi inesquecível.

No dia seguinte foi a experiência de passar 1 dia com dezenas de crianças na escola. Bem não há palavras, nem fotos, nem filmagens que transmitam como é na realidade. Não tenho palavras para descrever. O Basilio ao contrário do que costuma ser, andava calado, acho que no fundo se sentia alguém especial e não sabia lidar com a situação. As outras crianças fizeram-me ver como é simples fazer alguém feliz. Saí de lá com muitas fotografias tiradas e com pena de não poder ser madrinha deles todos. Ao fim de 1 hora já todos me chamavam Mana Sónia e o meu colo já era "comunitário"e não consegui sair de lá sem deitar umas lágrimas de emoção. Ainda tive tempo para conhecer o António Francisco Adaque, afilhado dos meus amigos Alice e Sérgio, que ficou muito triste por não ter a visita dos padrinhos dele. Mas não há nada como a tecnologia e teve uma conversa com a madrinha Alice via telemóvel e sempre ficou mais feliz.

Sonia e Rui, Padrinhos do Basilio

Sem comentários: