30 de novembro de 2010

Férias de Verão com a UPG

O Verão chegou a Moçambique e com ele as férias grandes da criançada. A UPG decidiu aproveitar este momento para experimentar uma nova abordagem de voluntariado. Assim, nas últimas semanas, a nossa nova voluntária - a mana Inês - tem ido às comunidades apoiadas dinamizar actividades de carácter desportivo, lúdico e pedagógico. Estas actividades passam pelos simples, mas sempre divertidos, jogos tradicionais (o Mata, o Lencinho, o Rei manda, a cabra-cega, etc), e por brincadeiras mais elaboradas, com estafetas, orientadas para aprendizagem de regras básicas de saúde e higiene. Veja as fotos na nossa Galeria.

"Decidi fazer voluntariado em Moçambique essencialmente porque me apercebi que tinha vontade, força e finalmente maturidade para ajudar. Escolhi a UPG não só por ser uma ONG recente e por isso onde poderia dar o meu contributo, mas essencialmente porque todos os projectos me tocaram de uma forma especial.

Estas primeiras duas semanas têm sido fantásticas a todos os níveis. Mais do que alguma vez poderia imaginar. Conhecer melhor todos os projectos, as pessoas por detrás de cada projecto, as crianças e famílias envolvidas fez-me perceber o impacto e a diferença que a UPG e todos os padrinhos já fazem na vida de toda esta gente.

Tenho ido às várias comunidades (Nhampfumine, Cumine, Santuário, Banhine e Nhancutse) fazer actividades desportivas com as crianças e consciencializa-las para uma série de questões de saúde e higiene que poderão fazer a diferença já a curto prazo.

Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance, para poder dar a estas crianças o mínimo de conforto, diversão e educação durante os momentos que tiverem comigo.

Estou muito feliz com a experiência e tenho a certeza que vou sair de Moçambique uma pessoa melhor, mais consciencializada e uma voluntária para a vida!"

Por Inês Gardete, voluntária em Chongoene

1 comentário:

Vânia Gandra disse...

Que bonitas palavras, Mana Inês! Identifico-me com elas e com esse estado de espírito, é óptimo quando nos sentimos compreendidas! No próximo ano será a minha vez e já sinto ansiedade.. Espero que tudo continue a correr pelo melhor nos restantes momentos dessa experiência. Beijos e um grande "obrigada!" a todos que fazem parte deste projecto!