23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro


O Homem, desde sempre, utilizou a palavra para transmitir conhecimento, informação e experiências, fosse por meio verbal, fosse por meio escrito. Por outro lado, a escrita permite que se pense com calma no que se quer dizer e que se experimente várias vezes até atingir o resultado ideal para transmitir. A escrita permite ainda, ao receptor, reler várias vezes a mesma informação de modo a compreende-la melhor.
As crianças, no seu processo de desenvolvimento, necessitam diariamente de uma grande dose de informações. Há dias em que elas são caixinhas de perguntas insaciáveis. Esta atitude, não é mais que uma busca normal de conhecimento, uma vez que a criança depara-se com um mundo que não compreende. Cabe aos adultos apresentar o livro e a leitura como uma das formas da criança ir buscar conhecimento. Para tal, a criança deve perceber que essa forma também é aquela que os pais utilizam para obter conhecimento. Todos temos noção da importância do exemplo na educação das crianças, por isso, é imprescindível que a criança, desde tenra idade, veja os pais a ler e a utilizar as fontes bibliográficas como local de ensinamento.
O aspecto mais importante na educação da criança e da leitura consiste em fazê-la gostar de ler. A partir do momento em que a criança desenvolver o gosto pela leitura ela procurará sozinha os livros e o conhecimento que deles advém. A partir deste momento caberá aos pais certificar-se que ela tem leitura disponível e que essa leitura é do agrado dela, pelo menos numa primeira fase. Progressivamente os pais poderão disponibilizar leituras mais interessantes de um ponto de vista educativo ou científico, mas convém não exagerar pois isso poderá levar ao desenvolvimento de sentimentos de repulsa por parte da criança. Ensine-lhe que quando ler haverá sempre palavras que ela desconhecerá mas que lhe poderá perguntar ou poderá consultar um dicionário, com a sua ajuda.
A leitura é extremamente importante na educação e no desenvolvimento de uma criança. É também através dela que a criança vai adquirindo vocabulário, vai sendo confrontada com formas de pensar e viver diferentes e com experiências diferentes. A leitura permite que a criança desenvolva a criatividade e a imaginação e seja mais fluente na fala.
O domínio da leitura, e o gosto pela leitura está também geralmente associado a melhores resultados escolares, uma vez que as crianças mais facilmente apreendem os conhecimentos que lhe estão a ser transmitidos e mais facilmente também se disponibilizam a estudar, a efectuar leituras das matérias e a realizar apontamentos. A leitura é ainda uma “arma” importante para dotar a criança. A partir dela, a criança desenvolverá uma maior autonomia, compreenderá melhor o mundo e as pessoas que a rodeiam. Por outro lado, o gosto pela leitura também a poderá alertar para os perigos e os riscos da nossa sociedade. Ajudá-la-á a ser mais interventiva, mais reflexiva e mais atenta aos problemas e às necessidades do mundo em que vivemos.

No passado dia 16.03.12 e contando com o apoio da última voluntária Cátia Silva na recolha de inúmeros livros,foi possível inaugurar a Biblioteca de S. Luisa de Marillac, qual facilitará às crianças mais conhecimentos:)

Vejam a inauguração da biblioteca aqui!


Sem comentários: