8 de agosto de 2012

O Voluntário Diogo e a sua segunda semana

"Nem quero acreditar que já passou um terço da minha estadia… Estou muito feliz. Combinámos na semana passada com o resto do pessoal do CPRPE que eu ia fazendo “a ronda” pelas várias atividades de forma a dar apoio a cada professor/vovó/mestre… Pela serralharia já tinha ido e para esta semana estavam agendadas a costura, a sala de aulas e o atelier.
O atelier foi o primeiro, logo na segunda-feira dia 30. Confesso que correu melhor do que eu estava a pensar… rapidamente a turma encheu e todos se puseram a pintar e desenhar. Vou ter de repetir a brincadeira, até porque como é uma atividade que está completamente dependente de mim e não de outra pessoa, posso “marcá-la” para quando me convier melhor.
A terça-feira desta semana voltou a exceder as minhas espectativas… O dia seria passado com o professor Donique. Coincidência ou não, a disciplina da aula que tínhamos de preparar era desenho. Achei que iria ser uma repetição do dia anterior, mas revelou ser muito mais rico que isso. O Donique entregou-me as rédeas e orientou-me para ser eu a dar a aula. Teria de conceber um desenho mais ou menos complexo que os alunos pudessem copiar. Ou seja, iria dar os passos um a um para que os alunos no fim da aula tivessem um desenho o mais parecido com o meu.
Apesar de, para muitos, usar uma régua fosse novidade eventualmente chegaram ao objectivo da aula: obter a estrela de 5 pontas igual à figura abaixo. A cara de extase dos miúdos quando a última risca obliqua foi desenhada e viram uma forma esquisista passar a estrela foi memorável… No fim, pedi que escrevessem o nome deles na figura e foi uma óptima oportunidade para falar com alguns e saber o nome das caras que tenho visto nos últimos 16 dias. No fim, levaram os desenhos para casa e adorei o facto de, à saída, irem a correr mostrar os desenhos que tinham feito aos outros que “preferiram” não ir à aula. Missão cumprida!

Mas foi na quinta-feira que me senti verdadeiramente útil aqui no centro. Depois do almoço, vejo cerca de 10 crianças vir a correr na minha direção e a dizer, com um português muito enferrujado, “Diogo, queremos ir pintar contigo!” – tal e qual. Uau!!!. Assim que acenei afirmativamente, meteram um sorriso do tamanho do mundo e foram contentíssimos buscar os lápis, folhas, canetas, etc…
Depois das pinturas, ensinei meia turma a dobrar uma folha para fazer um barquinho de papel. Pintaram-nos e quando os comecei a pendurar na parede juntamente com os desenhos que haviam feito, aqueles sorrisos voltaram.
Contei 25 crianças na sala. Nunca tinha visto tantas desde a minha chegada há 2 semanas atrás.
Nos últimos dias, têm havido sempre miúdos que vem e que se sentam à espera que eu apareça para que possamos fazer algo juntos. Nunca pensei que pudesse ter assim tanto impacto… A professora Gilda, que vive aqui também, contou-me que os miúdos preferiam ter aula com o Professor Diogo. Diziam-lhe que comigo conseguiam aprender brincando. Penso que esse é talvez o meu maior contributo a este centro… enquanto as crianças estiverem motivadas em aparecer vão aprendendo alguma coisa e saem da rua, que é um dos objetivos fundamentais desta missão.

Para a semana começo as visitas às famílias. O objectivo principal é saber porque é que alguns miúdos deixaram de aparecer no centro e, se possível, convencê-los a voltar."

Mano Diogo



2 comentários:

Maria Goreti disse...

Parabéns Diogo!

Para ensinar não basta saber é necessário envolver :) Missão cumprida,sem dúvida! O melhor que se pode dar a uma criança é a motivação para saber mais,só assim será Mais!

Força e continuação de BOM TRABALHO:)

Abraço solidário da Goreti

Maria Goreti disse...

Parabéns Diogo!

Para ensinar não basta saber é necessário envolver :) Missão cumprida,sem dúvida! O melhor que se pode dar a uma criança é a motivação para saber mais,só assim será Mais!

Força e continuação de BOM TRABALHO:)

Abraço solidário da Goreti