14 de abril de 2015

Lourenço aproveita a oportunidade do programa UPG

O Lourenço Luis Sitoe é um jovem de 19 anos, que vive no Chókwè e foi um afilhado UPG, que vivia completamente sozinho desde os 6 anos numa casa sem condições. O único apoio que tinha era o da UPG e das Irmãs Vicentinas.
Em 2013 desistiu de estudar e em 2014 arranjou emprego numa loja (PEP). Uma vez que queria voltar a estudar e os horários não eram compatíveis, as Irmãs arranjaram-lhe um trabalho de servente no Hospital do Carmelo, da responsabilidade das Irmãs Vicentinas Filhas da Caridade. Entra às 7h e sai às 15h30, demorando cerca de 1h30 a pé para cada lado, sendo o vencimento mensal 500 Meticais (c. 15€).
Depois de um longo dia de trabalho, o Lourenço vai para a escola às 18h (frequenta actualmente a 10ª classe), chegando a casa por volta das 00h00.
Em 2014 a UPG financiou a construção de uma nova casa para o Lourenço. Durante recente visita às famílias no passado dia 13 de Abril fomos surpreendidas pelo “desaparecimento” da casa! Com o esforço do seu trabalho, o Lourenço conseguiu amealhar fundos para desmantelar e voltar a construir a casa numa parte mais elevada do terreno, uma vez que a primeira estava numa cova deixava entrar água sempre que chovia.

O Lourenço continua agora a juntar dinheiro para conseguir fazer o chão e colocar janelas e tem como sonho de vir a ser enfermeiro, continuando a trabalhar no Hospital que tão bem o acolheu desde o ano passado.

Lourenco com Mama Ana

Sem comentários: