8 de fevereiro de 2013

Alfabetização em 2012


Relatório Projecto Alfabetização 2012

"Iniciámos o anos com 2 homens e 49 mulheres num total de 51 pessoas em Banhine. Em Conjoene iniciámos com 7 homens e 63 mulheres totalizando 70 pessoas. No final do ano registámos 6 desistências, 1 de Conjoene e 5 de Banhine.
Com base nos nossos dados tivemos um aproveitamento muito positivo, apenas reprovaram 8 pessoas em Banhine e 6 em Conjoene totalizando 14 pessoas reprovadas.
As professoras disseram que têm muito gosto de trabalhar, mas apenas como temos pessoas com  deficiência da vista, essas querem mais aulas práticas como costura e ofícios.
Os nossos alunos têm sido muito adequados para contas, isto é, em matemática já tem muita prática na adição, multiplicação divisão e problemas. Em língua portuguesa têm mostrado grande interesse na escrita e leitura, apenas falta a interpretação dos textos.
Os monitores e as professoras avaliamos o projecto duma maneira muito positiva, pois é muito difícil levar pessoas que, não sabiam ler nem escrever, a ser letradas. É muito satisfatório, pois nós não esperávamos e decorreu acima das nossas expectativas, até ao final do ano os nossos alunos já conversavam em português em plena sala de aulas.
Quanto à ligação da aprendizagem e as tarefas que têm em casa verificámos que na época da colheita, os alunos tem faltavam muito.
Pela melhoria do projecto a direcção distrital tem gostado muito da iniciativa de colocar o adulto na aprendizagem e vimos que a melhoria da vida e o modo de entender as coisas têm dado um passo para em frente.
De acordo com a calendarização a alfabetização iniciou-se a 11 de Fevereiro e terminou no dia 16 de Novembro, de 20 a 26 decorreram os exames. Demorou um pouco por causo da falta de material no distrito, tais como livros e produção de folhas de nominais."

Pelo Monitor Issufo







Sem comentários: