1 de dezembro de 2016

Dia 1: Oito novas casas a alegrar um ano de seca

Este ano a UPG financiou a construção de oito novas casas a oito famílias do Programa de Apadrinhamento em S. Vicente de Paulo no Chokwé. A região, fortemente afetada pela seca do último ano e meio, é pautada pela construção precária de pequenas habitações feitas em matope (lama), que com o passar do tempo, se vão degradando. Muitas são as casas onde nas paredes faltam bocados, que as famílias tentam proteger com sacos, capulanas ou chapas, quando existem. A maioria está facilmente sujeita a assaltos e, quando chove, ficam inundadas e, em muitos casos, acabam por ruir. 


As irmãs Maria e Delfina, a Isaura, a família Williamo, a Sordência, o Nunes, a Neusia, o Assane, e o Andrisse receberam este ano uma nova casa financiada pela UPG. Uma casa de blocos, segura e resistente, onde podem passar a noite sem medo, ou enfrentar chuvas e ventos fortes sem que as paredes desabem sobre as crianças. Este ano a UPG aplicou nestas construções um total de c. 8.830€.

A provisão de alojamento é um pilar essencial complementar à atividade de Apadrinhamento da Um Pequeno Gesto, enquadrado na área de Infraestruturas. A construção ou recuperação de alojamento estende o auxílio da UPG para além da educação e da alimentação, complementando estes objetivos com um ambiente condigno para viver para toda a família. 
O Alojamento dá às crianças mais do que um teto. Com o apoio à reabilitação da casa, é concretizado o Direito à Alimentação e Habitação, conforme o pressuposto na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Um lugar digno para albergar as crianças promove o seu desenvolvimento psicossocialsentimentos de proteção, conforto e segurança. 

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão por apenas 0.50€!

Sem comentários: