17 de outubro de 2012

A Palhota da Alzira e do Jaime em construção


"Um facto importantíssimo sucedeu na vida de Alzira e Jaime, trata se do início da construção de uma palhota de 12 chapas o que para eles é um «luxo» total. P'ra já passo a descrever o historial dos meninos: Alzira tem 10 anos de idade e está a frequentar a 3ª na Escola São Vicente de Paulo e Jaime Ngovene com 9 anos de idade e está a frequentar a 2ª na mesma. Por um bom tempo estas crianças gozavam duma saúde frágil e de um tempo para cá o seu estado de saúde melhorou consideravelmente.
O nome dos seus pais foi omisso na certidão de nascimento. Os dois são órfãos dos pais e vivem com a avó de nome Salmina Saveca, já de idade muito avançada.
Depois das grandes chuvas que se ocorreram no passado ano, a casa onde os três (Alzira, Jaime e sua avó Salmina) moravam desfez-se. Depois de este facto ter sucedido esta pobre família começou a viver ao relento sem lugar para dormir. Nos dias de uma chuva e neste inverno que o frio é intenso esta família dorme na vizinhança.
Esta é uma daquelas histórias ou daqueles «Pequenos Gestos» que a mim particularmente deixa uma marca muito GRANDE de emoção, pois não são todas vezes que precisamos e que temos uma mão pronta para ajudar.
Nem as minhas palavras não são capazes de descrever a satisfação da Alzira, Jaime e sua avó Salmina Saveca mas fica aqui uma palavra muito forte proferida pela Vovó Salamina «agora mais do que nunca tenho motivos suficientes para continuar a viver e ser feliz»
E em conversa eu disse o seguinte para ela: é verdade que terá em breve uma casa nova, mas a tua missão agora e fazer manutenção, e sem esperar que eu termine de falar ela disse: este é maior presente que recebi na vida e dedicarei minha para preservar."

Mano Hilário


Fotos da casa da Vovó e dos seus netos



Sem comentários: