11 de maio de 2010

Visita à Vovó Angelina e ao Vovô Armando

Hoje fomos visitar o vovô Armando e a vovó Angelina, ambos apoiados pelo Fundo de Idosos da UPG.

A visita teve como propósito a entrega de caniço para a construção de uma nova palhota. É que eles vivem em condição muito precária - na palhota o matope já derreteu, o caniço e a cobertura já apodreceram, o solo, por causa das chuvas, é todo irregular, e eles dormem no chão, porque não têm outra alternativa! Entram ratos, baratas e todo o tipo de bicharada que possam imaginar.

Foi comovente aperceber-mo-nos da realidade deste casal que vive completamente isolado no mato. Para irem buscar água, têm de andar ainda uns bons Quilómetros e a força já não é a mesma de antigamente. Além disso, o vovô Armando tem as cataratas tão profundamente instaladas que já não vê quase nada.


A Vovó Angelina e o Vovô Armando - apesar de tudo os dois têm uma alegria e genica surpreendentes!

A Irmã Aparecida (nossa parceira local), que todos os meses os vai visitar, é que nos alertou para esta situação. Aos poucos, e à medida que vai conseguindo, vai levando caniço, estacas e pregos para a construção de uma nova palhota. No entanto, os recursos são escassos e o fundo não contempla a construção de infra-estruturas. Mesmo assim, ao verem os materiais da sua nova casa a acumularem-se, o vovô e a vovó não deixam de gritar "Kanimambo, Kanimambo" (Obrigado, Obrigado!) com um grande sorriso, enquanto o carro se afasta...

1 comentário:

Paulinha disse...

Os avós deveriam ser eternos mas sempre com saúde!!!!!

Um grande abraço!!!!