19 de maio de 2011

Será que temos um novo projecto?


Por Miguel, Voluntário no Chokwé, Escola S. Vicente de Paulo

Hoje tive uma ideia, juntamente com o Samuel, o outro Voluntário UPG. O Projecto Crianças na Machamba! (1)

Para mim, este projecto tem 2 vertentes, ambas importantes e complementares. 

A primeira tem como objectivo mostrar ás nossas crianças, apesar de muitas delas viverem rodeadas de Machambas, de onde vêm os alimentos mais saudáveis e como é fácil produzi-los começando da estaca zero, e pô-los a acompanhar e a ajudar em todo o processo de crescimento destes mesmos alimentos. Nisto digo já, como é óbvio, não vamos forçar nenhuma criança a ajudar contra a sua vontade ou exigir demasiado das que queiram participar, pois como sabemos muitas já trabalham, e por vezes no lugar dos próprios pais fora da escola tanto no mercado como nos campos de cultivo. Vamos fazer de tudo para que eles se divirtam ao mesmo tempo e comecem a criar laços mais fortes tanto connosco, que por vezes parece que nos vêm apenas como professores e não como pessoas que estão ali para apoiar e informar de tudo quando precisam, e com os próprios colegas de sala visto que a maioria das crianças presentes tanto no horário da manhã como da tarde são de turmas diferentes.

O  segundo objectivo mas não menos importante é demonstrar não só ás crianças, e respectivos pais, como também aos professores que não podem  apenas esperar que a comida para a escola ‘caia do céu’, ou que apareça alguma alma caridosa que queira ajudar, e espera-mos mesmo que com esta iniciativa a própria escola como comunidade comece então a crescer em espírito e se torne mais auto-suficiente.

Comecei por falar com alguns professores que disponibilizaram de imediato parte do terreno da escola já preparado para iniciar o projecto e adoraram a ideia, tanto eles(as) como as irmãs. Tirámos algumas fotografias ao nosso primeiro ‘bocado de terra’ onde vamos começar a plantar e vamos mandar ou criar mesmo uma pasta no Picasa para que possam ver e irem observando a evolução do projecto
J.

Agora resta apenas saber mais ou menos o valor das coisas que vamos precisar para começar a plantar e cuidar da nossa machamba! Mas não se preocupem que já estamos a tratar disso. (e a UPG já se dispôs a arranjar o financiamento necessário!!)

Tamos Juntos!
Miguel


(1) Machamba significa horta ou quinta

1 comentário:

Sara Palhinha disse...

Muitos parabéns pela excelente iniciativa! Quem me dera estar aí e também poder meter mãos à obra, mas vou apoiar sem dúvida!