30 de janeiro de 2014

O sorriso e força de espírito deste povo cativou-me!

Caroline é mais uma Mana que iniciou 2014 como Voluntária, fazendo a diferença. Partilhou connosco as primeiras impressões no local. Leiam o divertido testemunho.

"Depois de uma longa e cansativa viagem de 15 horas fui recebida de braços abertos pela Irmã Aparecida e Carlita, uma jovem linda de Moçambique que vai começar a estudar para ser freira.  Estava um calor de derreter, entramos na “pick up” da Irmã Aparecida, ou melhor no jipe de tração (se não tiver carro com tração aqui não se vai muito longe, pelo menos no interior de Moçambique)  e seguimos rumo a Chongoene, na Província de Gaza.  A viagem levou quatro horas e foi divertidíssima.  Quase na metade do caminho a Irmã já tinha comprado: tomate, cenoura, castanha de caju e recarga para o celular, tudo sem sair do carro, mesmo na beira da estrada. Quando chegamos à Missão de Chongoene despachei as malas na casa da UPG -  que é muito bem equipada e confortável, (conheci o Caxito, que mora numa casa ao lado, no jardim da casa UPG e,  quando preciso da ajuda  é só chamar: Caxiiiito, ajuda por favor? que ele vem com a melhor disposição. Fui jantar e conhecer as outras irmãs.

No dia seguinte depois de um merecido descanso fui até a casa das irmãs à luz do dia, a casa fica perto da igreja e também do Seminário.  Neste dia conheci ainda o Padre Nicolau, um padre Nigeriano com uma risada bem contagiante. Mais tarde conheci o Mano Arnaldo, Técnico UPG dos Projetos desta região e  que me ajudou a instalar a pen da internet. À noite fui à casa das Irmãs, novamente, e desta vez para uma deliciosa surpresa, um churrasquinho. Na presença dos Padres Nicolau, Artivo e Rosendo. Conversamos, comemos e eu bebi  umas cervejinhas bem geladinhas para comemorar a minha chegada neste lugar já especial.

No próximo dia acordei às 4:30 da manhã e presenciei um belo nascer do sol. Fui ao encontro do Padre Nicolau e do Mano Arnaldo para sairmos para as 3 Comunidades e fazer a entrega Mensal das Cestas Básicas assim como alguns presentes dos padrinhos para as crianças. Fomos a Banhine, Nhancutse e Bungane que são areas não muito longe de Chongoene, mas de difícil acesso, principalmente se estiver a chover, como tem sido o caso nas ultimas 2 semanas. Fomos recebidos com muito carinho pelas Mamãs UPG, pelas Manas crianças e pela comunidade destes Bairros rurais. O sorriso e força de espírito deste povo cativou-me mesmo tendo chegado aqui somente à dois dias atras.

Khanimambo!! !Muito Obrigada pela recepção e tenho certeza que irei aprender muito com vocês e dividir muitas experiências.

Mana Carol"

Sem comentários: