17 de dezembro de 2009

Natal em Chongoene!

O Natal continua a aproximar-se a passos largos!
Como não podia deixar de ser, o Projecto de Chongoene também organizou a sua Festa de Natal, ou melhor, as suas Festas de Natal pois são quatro os locais onde a UPG está presente: com o Pd. Rosendo em Banhine e com a Irmã Aparecida no Santuário de Chongoene, Cumine e Nhampfumine.
A primeira festa foi a de Banhine, no passado dia 10.
A festa decorreu ao longo de todo o dia, tendo começado com uma pequena celebração religiosa, seguindo-se depois a festa pura e dura. E que festa! Todos os meninos e meninas apadrinhados estiveram presentes, assim como os seus pais e/ou avós. Até alguns professores marcaram presença! A festa continuou com muitas danças, muitos cânticos e, é claro, com um bom almoço!
A distribuição dos presentes ficou para a parte de tarde!
No dia 14 teve lugar a Festa de Natal do Santuário. Junto à Igreja de Chongoene a Irmã Aparecida organizou uma festa que reuniu todas as crianças apadrinhadas e respectivas mamãs e vovós. Como em qualquer festa moçambicana, não faltou a dança e a música, acompanhados de um abastado lanche de final de tarde. Depois a festa ficou ainda melhor quando as crianças receberam os seus presentes!
E, finalmente, no dia 15 as festas deslocaram-se até Nhampfumine (manhã) e Cumine (tarde). À imagem das festas anteriores, aqui também todos estiveram presentes e a música e a dança foram uma constante.
O cabaz de Natal foi igual para todas as crianças do projecto de Chongoene. A Irmã Aparecida e o Padre Rosendo tentaram oferecer um cabaz que alegrasse não só as crianças, mas também as suas famílias! E conseguiram!
Cada cabaz era composto por: uma bacia, uma toalha, quinze caldos de galinha, um sabonete, cinco pacotes de massa, uma lata de leite condensado, um pacote de bolachas, um pacote de chupa-chupas, quatro sumos e alguns balões!
A alegria, como se pode imaginar, foi muita!
Obrigado Irmã Aparecida e Padre Rosendo.
Todas as fotografias estão disponíveis no Picasa da UPG em http://picasaweb.google.pt/umpequenogesto

Sem comentários: