1 de agosto de 2011

Eunice em Chongoene - Primeiras Reacções


Escrever sobre as emoções que me estão a inundar nesta primeira experiência de voluntariado em Moçambique é tarefa que não consigo executar. É impossível de descrever: gratidão, submissão, simpatia, humildade, dádiva são palavras insignificantes para caracterizar o povo sofrido e pobre com quem me encontro a desenvolver este " Pequeno Gesto".
As crianças são o espelho desta sociedade: Bens para qualquer um de nós insignificantes podem fazer a diferença.  Não possuem nada, mas nada e não existe o essencial (material escolar, brinquedos, roupa, e tudo o mais)
Contudo na escola onde estou a desenvolver o trabalho de voluntariado verifica-se um empenho (o possível) em alterar esta situação. Não é possível mudar o Mundo, mas se cada um de nós tentar modificar um pouco talvez amanhã tudo seja mais justo e equilibrado.

3 comentários:

Beatriz Rodrigues disse...

Saudações a todos os voluntários pelo trabalho feito de ajuda às crianças.
Saúde para todos

Sílvia Ventura disse...

Boa, Eunice!
Que relato fantástico! Agora emocionei-me só de relembrar de facto esses sentimentos que se vivem aí e que são únicos no mundo!
Bem haja!
Continuação de um ótimo trabalho.
Um abraço muito apertado à Irmã Aparecida e à Irmã Hortênsia.

Anónimo disse...

Já cá estou.... Emocionada, saudosa mas grata e feliz por ter sido possível desenvolver algum trabalho .. POuco é certo mas se no meio do nada, cada um de nós colocar uma pequena pedra poderemos erguer uma montanha. Eu já coloquei uma e vou continuar....
Beijos