29 de novembro de 2011

Fecha-se um ano e começa-se o próximo


2011 ainda não vai no ultimo mês e a UPG  já anda em alvoroço na preparação do ano que vem. A viagem a Moçambique trouxe consigo muitas coisas para melhorar para o próximo ano, do lado dos Parceiros e da UPG e, ao mesmo tempo, trouxe ainda muitas ideias e sonhos de um mundo melhor para as crianças e para as suas famílias.
Por um lado, muito do nosso tempo estamos a tentar completar os últimos apadrinhamentos em atraso de 2011, num ano que foi claramente tão difícil para muitas famílias. Muitos não desistem e aproveitam o debito directo para contribuir em pequenas prestações. Na verdade, para nos e uma bênção, porque reduz a parte administrativa, numa organização em que apenas uma colaboradora trabalha a tempo inteiro. Ao mesmo tempo, há que repor as anuidades dos Padrinhos que demoraram a desistir e preparar tudo para o novo ano. 
De Moçambique chegam pedidos de novas crianças para Apadrinhar, actualizações aqueles que saem por bons e maus motivos, novas classes, avaliações e actualizações do estado familiar. Tudo para que as fichas de aluno permitam ao Padrinho conhecer um pouco mais da criança que apoia - a distancia. As fichas ainda só são enviadas para padrinhos novos, mas em 2012 esperamos enviar para todos os padrinhos, antigos e novos. As avaliações só serão enviadas no final do ano, mas em 2012 esperamos poder enviar trimestralmente. São muitas as melhorias que tentamos fazer ouvindo os Padrinhos e os Parceiros ao mesmo tempo que atendemos a nossa vontade de não aumentar os custos de organização
Para 2012, temos apenas a expectativa de 30-40 crianças novas - 20 da Escola de Santa Luisa de Marilac e 15-20 do novo programa de Bungane, aliado aos programas de Banhine e Nhancutse, com o Padre Rosendo. A ideia era alargar Santa Luísa Marilac para 50, mas a incerteza da situação financeira das famílias que nos apoiam não nos permite fazer promessas e prometemos re-avaliar daqui a 2 meses. 
Também temos pedidos para começar (finalmente) os pequenos projectos de apoio a geração rendimento e desenvolvimento de educação técnica, furos, salas de apoio ao estudo, tudo um pouco. 
Venham as mãos para trabalhar e para pedir mais fundos, para que o próximo ano seja mais um de Pequenos Gestos que se tornam em Grandes Ajudas! 

Sem comentários: