3 de novembro de 2011

Mana Sara em Santa Luísa de Marillac


Hoje foi um dia de grande alegria! Estive pela primeira vez no nosso novo projecto em Manjangue, a Escola de Santa Luisa de Marillac. Depois de uma semana difícil em Moçambique, a rever amigos e parceiros e numa luta de resolução de problemas de quando se tenta mudar o mundo à distância. Tenho de confessar que ao saber que teríamos uma pequena recepção, com músicas carinho e alegria, não pude deixar de ficar contente.

Por muito que soubesse o que me esperava, não sabia a dimensão do carinho preparado por todos para a nossa recepção. As crianças cantaram e dançaram, declamaram poemas e apresentaram-se entre músicas, com alegria e sorrisos na cara. Tivemos um momento de conversa sobre a importância dos Padrinhos e da UPG na vida das crianças e da escola e ainda a oportunidade de participar na distribuição mensal. Santa Luísa é uma escola muito especial. A integração de toda a equipa em favor das crianças dá muito conforto de sabermos que cada gota de esforço é levada às crianças e aproveitada da melhor maneira. Visitámos as salas de aula, a Sala de Projecto de apoio ao estudo onde estão de momento 3 voluntárias UPG, a biblioteca, os canteiros das crianças, e todas as salas que pretendem encher-se de projectos de costura e alfabetização. Visitámos a pequena loja onde se vende tudo desde repolho em conserva, compota, almofadas e sacos para os livros, tudo feito na escola. A escola é uma escola de economia doméstica – quando saem, as crianças devem saber não apenas ler mas também limpar, fazer sabão, cozinhar, costurar ou fazer pão. A filosofia torna tudo muito integrado e muito natural e quase que tudo nos parece fácil.

Por trás de tudo está a força da Irmã Lídia, que nos recebe sem receios nem hesitações apesar da bengala e alguma idade. A sua alegria de nos ver aquece-nos o coração e é com grande curiosidade e emoção que conhecemos o Silvestre, a quem pessoalmente apoio no programa de Bolsas Universitárias, a Irmã Maria do Céu, que ajuda nas visitas às famílias e na Sala de Projecto e a Irmã Cristina, que faz o acompanhamento médico das crianças.

Pelo caminho ainda inaugurámos a primeira Palhota UPG em Santa Luisa, a Palhota da Sandra e da Teresa. Faltou o chão mas na alegria que entregasse as chaves da casa às crianças passámos ao lado e festejámos a nova casa hoje mesmo. Pelo caminho visitámos as restantes 3 palhotas que deveremos iniciar a construção ainda este mês, antes que a chuva faça cair o que resta de algo que mal se pode chamar casa.


Hoje foi um dia feliz, um dia em que vimos de perto como Um Pequeno Gesto é Uma Grande Ajuda. Khanimambo a todos os que estiveram connosco!


Sem comentários: