"O feriado de ontem ajudou a digerir um pouco as emoções dos últimos dias mas fiquei com pena de "desperdiçar" uma dia da minha curta visita. Ontem foi dia de festa - o dia da mulher Moçambicana - e houve celebrações nas praças principais de várias localidades como aquelas que brevemente assisti no Bilene, a 30km de Chokwe.
Hoje o dia amanhaceu novamente com chuva mas esta já tinha desaparecido quando chegamos com o Mano Hilario a Escola de Santa Luisa de Marillac em Manjangue.
Enquanto a irmã Antónia e os alunos preparavam a massa fomos visitar a Machamba da escola. Finalmente tinha chovido (ainda que pouco!) e alguns alunos estavam a trabalhar a terra. Gostei particularmente de ver o bananal que cresce timidamente devido a falta de chuva.
Seguiu-se um dos momentos altos do dia quando avistei o novo Refeitório quase pronto! Os interiores ainda irão ser acabados mas foi com muita satisfação que imaginei as refeições diárias dos alunos lá dentro brevemente!
Regressamos ao pateo da escola e fomos em direção à aula de Culinária, parte dos Cursos Técnicos UPG. Já havia bolinhos prontos e muitos outros ainda por cozinhar. Uma parte dos alunos já tinha saido para vender os primeiros bolinhos. A Irmã Antónia contou que hoje não iam fazer pão por causa da chuva mas que a fornada de 4a feira estava ótima e foi vendida rapidamente.
Os alunos mais pequenos já faziam fila para o almoço no pateo da escola quando fomos visitar o Orcidio que estava na sala da UPG muito concentrado a lançar as notas dos alunos para comunicar aos padrinhos UPG.
E assim tinham passado quase 4 horas (que pareceram muito menos!) desde que chegavamos a escola. E mesmo assim acabamos por não ver a sala de Apoio ao Estudo que entretanto tinha terminado enquanto nos continuavamos a descobrir e a conversar pela escola.
A Bolseira Universitária Isaurinha é uma das estudantes do instituto superior da provincia de Gaza que recebe uma bolsa de estudo financiada pela UPG. Ela está no 2o ano de curso de nutrição e vive em Chokwe na casa das irmãs vicentinas para poder frequentar as aulas. No ano passsado, por ocasião dos meus 30 anos, decidi pedir a todos os meus amigos uma pequena contribuição para os estudos da Isaurinha. Todos contribuiram acima da expectativas e assim a UPG financia as suas propinas e parte das suas despesas de alojamento na casa das irmãs.
Infelizmente não tivemos muito tempo para conversar com a Isaurinha porque as suas aulas começam em breve. Mas foi o suficiente para lhe relembrarmos que a sua dedicação e empenho serão essenciais para completar o seu curso e que teriamos muito orgulho que ela fosse a primeira mulher licienciada com financiamento da UPG. Despedimo-nos com uma grande sorisso da Isaurinha a porta do instituto depois de termos encortado significativamente o seu trajeto diario com uma boleia de carro. Ficamos incredulos com os maus acessos do instituto superior acabado de construir uma vez qualquer aluno deve demorar mais de 1hora a pé para lá chegar.
E amanha há mais!"
A mana Joana C. é uma das fundadoras da UPG no UK (A Little Gesture) e continua a ser uma Trustee dedicada e voluntaria enquanto trabalha a tempo inteiro na area financeira em Londres. Esta semana visita todas as operações da UPG em Moçambique pela primeira vez!
Sem comentários:
Enviar um comentário