22 de outubro de 2012

Mana Francisca e a sua experiência com as famílias

Famílias...

"As famílias observadas estão alicerçadas na figura da mulher. A função do  homem está associada ao do progenitor, ausente na maioria das estruturas familiares. As jovens acumulam a escola com o trabalho na machamba e as tarefas familiares, ficam grávidas muito jovens o que aumenta o número de crianças no mesmo agregado, onde mães, avós, filhos, netos e tios coabitam. É fundamental a presença de técnicos da área da saúde tendo em vista a formação das mulheres no sentido de planearem o número de filhos que desejam ter.

O aproveitamento dos recursos existente é importante como a criação de galinhas poedeiras acompanhada da comercialização dos ovos e não apenas da carne como acontece actualmente; criação de vacas e cabras aproveitando o leite, não só para consumo imediato como  para o fabrico de derivados, como o queijo, diversificando assim a alimentação e gerando rendimento; criação de porcos tendo em vista o fabrico de enchidos.

Na EFI a vóvo Etelvina está empenhada na criação de uma escola de costura, aproveitando os períodos vagos da escola e envolvendo as mulheres da comunidade."

Mana Francisca






Sem comentários: