13 de abril de 2015

A voluntária Cris R. aterra em Moçambique - e foi como chegar a casa!

As duas novas voluntárias UPG no terreno, a Patricia F. e Cristiana R., acabaram de chegar a Moçambique para passarem 2 meses nos projetos UPG. 
A Cristiana partilha connosco as primeiras impressões de estar em Moçambique!

Chongoene, 11 de abril de 2015

"De Leeds para o Porto e do Porto para Lisboa – assim começou esta viagem tão longa e tão, mas tão esperada! Em Lisboa conheci a Mana Patrícia (voluntária e companheira para estes dois meses) e reencontrei as Manas Anabela e Joana da UPG, que desde logo começaram a partilhar valiosas dicas.
À saída do avião em Maputo na manhã de quinta-feira, o primeiro choque foi, sem dúvida, o tempo: tão quente e tão húmido (tão diferente de Inglaterra...). Felizmente o corpo rapidamente se habitua! E passadas as burocracias na alfândega, encontramos os sorrisos e o caloroso abraço das Irmãs Aparecida e Beta. Foi como chegar a casa e ter a família à espera. :)

Superado o trânsito e a confusão das ruas de Maputo, em casa das Irmãs deliciamo-nos com o mata-bicho (que pão tão bom!) e passamos o dia na cidade a tratar da logística para os dias que se seguiriam. Na sexta-feira, depois de um merecido descanso, arrancamos para Xai Xai com a Irmã Beta ao volante e a companhia do Mano Hilário, Coordenador Geral da UPG em Moçambique. Foi uma viagem longa mas muito animada em que até tivemos direito a uns cajus fantásticos! E acho que foi durante esta jornada que finalmente parei e pensei “Cheguei a Moçambique”. É difícil encontrar as palavras certas e nem as fotografias ajudam a descrever a riqueza e a imensidão das paisagens, das pessoas, da terra...!

Em Xai Xai e Chongoene, conhecemos o Mano Arnaldo (um jovem muito empreendedor!), as Irmãs da Escolinha do André que nos esperavam com um café e umas badias maravilhosas, a Irmã Helena, a Mamã Vitória e tantos outros que nos receberam com um abraço. 

Um enorme khanimambo a todos!"
A Cristiana R com os membros da UPG Anabela N., Joana P. e a Irma Aparecida, Parceira Local em Chongoene, carregadas com malas de presentes para os Afilhados UPG!
A Cristiana ja lançou três campanhas fantásticas de angariação de fundos para a UPG, incluindo saltar em bungee jumping! A última campanha foi esta em beneficio da Alimentação Escolar em SLM. 
Ainda vai a tempo de contribuir e ajudar a Cristiana a levar refeições diárias da UPG a mais de 800 crianças!




Sem comentários: