7 de abril de 2015

Dia da Mulher Moçambicana!

Hoje comemora-se o Dia da Mulher Moçambicana. A UPG celebra-o homenageando todos as nossas mamãs e principalmente aquelas a quem UPG proporciona cursos de Alfabetização para aprenderam a ler e escrever, conseguindo assim acompanhar a educação dos filhos.

A Alfabetização UPG desenvolve comunidades desfavorecidas e sem escolaridade oferecendo conceitos básicos de escrita, leitura e matemática para grupos comunitários de c.50 pessoas. A UPG oferece cursos locais e de acesso grátis a jovens e adultos com o sonho de aprender a ler. Maioritariamente de origem Bantu, falam changana em casa e não dominam a língua portuguesa. A maioria são jovens mães que abandonaram os estudos ainda meninas para tratarem de filhos ou irmãos.

Por €1’906 anuais – c.€42 por beneficiário - a UPG paga materiais, formadores e outros custos para ensinar um adulto a escrever durante um ano. A educação básica de jovens adultos aumenta a sua empregabilidade e auto-estima com impacto direto na educação dos filhos. Pais alfabetizados transmitem aos filhos a importância da educação. Queremos reduzir o analfabetismo nos adultos, a disparidade do género no acesso à educação e quebrar o ciclo da pobreza nestas comunidades.

Sem comentários: