26 de fevereiro de 2013

Felizarda e Xavier, e as suas histórias de sucesso com a criação de animais


Aproveitamos esta oportunidade para falar um pouco de uma história que nos tem surpreendido bastante e de uma família que com o apoio dos padrinhos e da UPG, se tem esforçado para se dinamizar e melhorar a sua vida.
Nesta família como em muitas outras famílias moçambicanas vivem 8 pessoas. No entanto a Felizarda é uma menina que tem a sorte de viver ainda com os ambos os pais. O pai Frederico Monjane é um homem de 59 anos e apesar de nunca ter tido oportunidade de estudar, e de não falar por ser mudo, é um forte trabalhador e muito atento à sua machamba e à criação de animais. A mãe Teresa Cuna tem 44 anos também nunca estudou e juntamente com o Frederico trabalha na machamba e na criação de animais. Da sua machamba e com o trabalho de todos os elementos adultos da família (pai, mãe e avós) cultivam mandioca, amendoim, feijão e milho. Como não produzem em grande quantidade tudo é para consumo do agregado.
Mas acima de tudo é na criação de animais que esta família se tem destacado das restantes e foi nesta actividade que se envolveram mais fortemente e se especializaram, tendo tido bastante sucesso nesta área: pois têm 7 cabritos, 28 galinhas, 30 coelhos, e 1 peru, que usam para vender e para consumo do agregado. De destacar que é muito difícil manter e fazer criar estes animais todos.
Esta família vivia em grandes dificuldades económicas e muitas vezes não tinham como alimentar 3 vezes por dia os filhos. Assim foi uma oportunidade única nas suas vidas e um ponto de viragem terem tido duas das suas crianças (Felizarda e Xavier) apadrinhadas. Pois os padrinhos para além de serem bastante atentos e activos, têm apoiado sempre que necessário os seus afilhados e a sua família.
Este apoio permitiu que a família pudesse garantir com alguma sustentabilidade a educação e alimentação dos seus filhos. O que lhes possibilitou concentrarem-se na criação de animais, área onde são um exemplo a seguir. 



Sem comentários: