7 de fevereiro de 2013

Situação em Chokwé


A Irmã Neusa está de novo refugiar-se em Maputo e as outras Irmãs estão a deslocar-se de novo para Hospital Carmelo. A Irmã Lidia e as irmãs de Manjangue recusaram-se a sair. No Hospital do Carmelo estão a ajudar milhares pessoas que recorrem e ajudam Médicos Sem Fronteiras também.
Ontem, o Mano Hilário foi ao projeto de Hokwe, mas os jovens estavam em aulas, voltará depois. Informou que as pessoas estão novamente a sair de Chokwe, porque pretendem abrir as comportas.
No Monte Chirrundzo já têm “Hospital Campanha” e 1 médico Sem Fronteiras. Amanha, à volta do Centro, terminam a construção das LATRINAS para as pessoas desalojadas.
Com a ajuda da Opway e dos Sul africanos já reconstruiram uma estrada de ligação  entre CPRE/Manjangue embora de terra batida, este momento, já se pode fazer o trajecto em 5/10 minutos.
Perto da barragem e, por todo lado onde se pode cultivar, o povo está a SEMEAR MILHO – segundo o Irmão “é lindo de se ver, aqui o povo quer trabalhar , não é em vão que isto aqui se chama CENTRO RENASCER PARA A ESPERANÇA”. “As pessoas não ficaram de braços caídos, estão a trabalhar, produzir e fizeram por ter o pão nosso cada dia!”




Sem comentários: