11 de fevereiro de 2013

Testemunho Irmã Lídia

Semana de 4 a 8 de Fevereiro

As águas baixaram aqui em Manjangue, antes de chokwé e logo se começou a limpeza, coordenada pela Irmã Maria do Céu que à medida que as famílias iam voltando, tentou envolver algumas mães e alunos para ajudar. Um trabalho muito pesado, pois fica um matope-barro de centímetros em tudo. Roupas e papeis que são difíceis de aproveitar. Conseguimos salvar muita coisa: computadores, fotocopiadora, documentos dos alunos. O que ficou baixo foi com a água. As crianças como fugiram da água, muito material escolar e roupa, uniforme também se foram. Vive-se uma situação de fome terrível. Com o apoio que recebemos comprámos alimentos e vamos atendendo as crianças em pior situação, os doentes de SIDA e aqueles que estão com Vovós sozinhas e sem condições de nada.
A Irmã Esperança (enfermeira) vai socorrendo os doentes, em suas casas e lá no Irmão Licínio, as crianças estão a tomar a medicação muito certinha, ela controla bem. Vamos ver a recuperação de tudo que vai demorar um pouco, mas estamos muito unidos e com coragem. Agora é trabalhar na solidariedade para poder reiniciar a vida.
Tenho pena da Irmã Neusa, pois na escola São Vicente a água foi mais e não tiveram tempo de erguer nada. Ainda estão a limpar, pois a água demorou mais a baixar.
Vamos comunicando o que poderá acontecer nesses próximos dias. Temos confiança e esperamos que o pior não venha, pois as noticias e informações muitas vezes são contraditórias.
Quando voltarmos às aulas temos vontade de dar pelo menos uma sopa aos alunos, pois não têm nada o que comer e nem dinheiro para comprar uma vez que as compras agora só se fazem na Macia, tudo foi com as cheias.

Unidos na oração e na entreajuda.”

Irmã Lidia








Sem comentários: