24 de janeiro de 2013

Actualização Situação Cheias Moçambique

Vamos recebendo notícias aos poucos de Moçambique, nem sempre animadoras...


Águas começam a descer no Chokwé. Estragos ainda desconhecidos
Em Chokwé, as águas começaram a descer, mas a população continua em cima das árvores e casas segundo os relatórios dos nossos técnicos locais Silvestre e Hilário.  Os estragos são ainda dífíceis de avaliar, já que a maior parte dos bens terá sido levada pelas chuvas e as machambas ficaram sem produção para os próximos meses.

"O transbordo do rio Limpopo provocou a evacuação de milhares de pessoas na cidade de Chókwè, no sul de Moçambique, noticiou esta quinta-feira a emissora pública Rádio Moçambique, que referiu idêntica situação na vila do Caniçado, na mesma província.
Segundo a estação, «milhares de necessitados», transportando os seus haveres e acompanhados de viaturas e manadas de bois, caprinos e ovinos, dirigiram-se para Chiahquelane, a 30 quilómetros de Chókwè, local selecionado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) para acolher as vítimas da enchente do Limpopo." (TV24)

"Com as descargas na África do Sul os caudais dos rios Incomati e Limpopo, que banham as províncias de Gaza e Maputo, continuam a transbordar para extensas áreas ribeirinhas e a pôr em risco vidas humanas e causar perda de bens. O Município do Chókwé, na província de Gaza, ontem ficou submerso. As próximas 48 horas continuarão a ser de alto risco e a baixa da capital da província de Gaza, Xai-Xai, nas margens do Rio Limpopo, corre sérios riscos de sofrer inundações graves." (CanalMoz)

Cheias sobem agora a Xai-Xai

Hoje o dia ameaça ser difícil em Xai-Xai.  As Irmãs visitaram o terreno, pois muitas crianças não vieram a escola.  "Os caminhos entre Xai-Xai e Chongoene parecem um campo de refugiados, esta tarde espera-se o pior.  Ontem pela noite dentro estivemos a alojar pessoas"

Xai-Xai foi uma das zonas mais afectadas pelas cheias de 2000, dado que se situa numa bacia do Rio Limpopo particularmente susceptível às cheias. "Em 2000, a parte baixa de Xai-Xai, atravessada pela Estrada Nacional N1, que liga o Sul ao Centro e Norte do país, ficou totalmente inundada e destruída. Foi totalmente reconstruída, num esforço sem precedentes, tendo agora uma vida assinalável, mas ontem, informações daquela cidade davam-nos conta de que na zona baixa já havia movimentações para zonas elevadas, para se salvaguardarem bens, prevenindo o pior." (Canal Moz)

"As próximas 48 horas são de alto risco".

Para ajudar a UPG a ajudar, faça agora o seu donativo na conta com o 
NIB 0033 0000 4534 0025 763 05

Se preferir, pode usar o seu cartão de crédito no Paypal

Todo o Pequeno Gesto Conta!

Sem comentários: