24 de janeiro de 2013

Update Cheias CRPE

Primeiros esforços de ajuda no Chokwé

CRPE
Os voluntários UPG no local estão bem e começam a ajudar nos primeiros movimentos de ajuda humanitária.  O CRPE está de momento rodeado de 2000-3000 pessoas que procuraram a zona alta para se refugiarem da subida das águas.  Estão em contacto com a UPG e com o Parceiro Local Irmão Licínio.
O Irmão estava em Maputo quando se verificaram as primeiras cheias e está de momento a procurar comprar os primeiros bens essenciais através do fundo de emergência da UPG para tentar chegar a Xinavane e ajudar as famílias  Contudo, as estradas estão intransitáveis  já caíram pontes dada a força dos rios e não há ainda garantia de quando poderá ser feita a circulação.

Nas últimas horas já chegou um carro cisterna à zona do CRPE e está a distribuir água potável às famílias acampadas a volta do centro. As famílias estão a tentar cozinhar os mantimentos que trouxeram de casa nas zonas secas.
Os Engenheiros da Empresa Opway (que vivem ao lado do centro) estão a ajudar no centro e as famílias e a utilizar um gerador para ajudar a distribuir água à população. Os voluntários UPG estão a procurar coordenação com os chefes da aldeia para ajudar a organizar a distribuição justa e ordeira da água.  Os Engenheiros e Voluntários ajudarão ainda a montar tendas de abrigo no Monte Chirrundzo, já que se prevê que a chuva volte a cair.  




Sem comentários: