25 de janeiro de 2013

Estado das Cheias em Moçambique


Centro Renascer para a Esperança
No Centro Renascer para a Esperança a Voluntária Mana Sara informa que a água está a ser distribuída com o gerador de reserva da Opway, mas já se encontra na reserva. A próxima opção será o recurso ao furo do seminário para continuar a abastecer a população, mas para isso será necessário comprar gasóleo nas imediações. Todos estão a trabalhar em conjunto para a melhor solução. As voluntárias estão a ajudar no controlo com a ajuda das Vovós locais para ajudar com os que falam menos português.

Chokwé
As notícias não são ainda animadoras, não é possível transitar.  O Mano Hilário continua em cima da sua casa e o seu estado de saúde está debilitado. Estamos a fazer todos os possíveis para lhe fazer chegar ajuda.

Xai-Xai
A cidade continua a inundar e a água chega já à zona da pontinha, a entrada da cidade onde fica a maior ponte sobre o rio e daqui está a prolongar-se para a baixa da cidade.  A situação com as crianças é de momento menos preocupante já que muitas vivem no bairro 9 e junto à escolinha do andré, que são zonas mais altas. As que vivem nos bairros baixos terão sido evacuadas para o bairro de Marien Ngouabi, onde fica a Escolinha Flor da Infância, uma zona alta

Fundo de Emergência Chokwé
O Irmão Licinio está em Maputo à procura do maior número possível de mantimentos para levar consigo para o centro. O Fundo de Emergência foi entregue esta manhã e todos os parceiros têm autorização para realocar outros fundos das cestas básicas mensais para alívio das populações. Muitas estradas estão ainda intrasitáveis mas o Irmão Licínio diz que "vai levar toda a comida que conseguir nem que seja às costas"

Tamos Juntos, Todo o Pequeno Gesto Conta






Sem comentários: