23 de janeiro de 2013

Comunicado UPG - Cheias em Moçambique

Estado Actual
É com enorme pesar que anunciamos aos nossos padrinhos, doadores e amigos a situação de calamidade e catástrofe natural que se vive na zona de intervenção dos Projetos UPG. Toda a região de Gaza, Guija e Xai Xai está afetada com particular incidência na zona de Chokwe. No Chokwe as águas já estão a cerca de 3 metros e poderão continuar a subir apesar da situação ter sido dada como estacionária.
Do Portal do Governo de Moçambique: “Citado pela Rádio Moçambique, o director do INGC, João Ribeiro, disse que, pelo menos, seis pessoas, incluindo duas crianças, perderam a vida na Bacia do Limpopo, Sul do país, por causa das chuvas. Contudo, apesar desses danos, Ribeiro garantiu que, para já, a situação está estacionária”[1]
UPG no Local
A UPG estabeleceu o contacto possível com Parceiros e Técnicos de S. Vicente de Paulo, Santa Luisa Marillac e Centro Renascer para a Esperança e todos se encontram bem.  
Todos os 5 Voluntários no terreno (2 Chongoene, Xai Xai e 3 CRPE no Monte Chirrundzo, Guijá-Barragem Massingir) encontram-se bem e a salvo, sem motivos de preocupação de momento.
Do Técnico Local Silvestre
“Na manhã de hoje pelas 5 horas, Manjangue já era invadido pelas grandes correntes de água, impedindo deste modo a circulação rodoviária/ comunicação entre Chokwé e os Distritos de Guijá e Massingir, por isso estamos interditos de circular para Macia e Chinhacanine.
A água está cada vez mais a aumentar, as pessoas estão em cima das suas casas sem socorro.  As pessoas estão perdendo os seus bens. As casas construídas por estacas e matope estão a cair.  Até agora registam-se 3 fatalidades de adultos. Tudo está em risco”.
Crianças e Famílias UPG
De momento não é possível dar qualquer informação sobre as crianças e afilhados. Neste momento estão todos os envolvidos nesta situação de emergência e com escassos recursos a qualquer tipo de comunicação. A UPG continuará a actualizar os padrinhos à medida que recebermos mais informações.
KHANIMAMBO a todos pelo vosso apoio
Juntos Pelas Crianças!

Sem comentários: