25 de dezembro de 2018

Dia 25 – Feliz Natal 2018 com a UPG!

Mais um ano chega ao fim. O nosso calendário de Natal trouxe-nos 24 histórias que marcaram o ano, e eu trago-vos a última história neste dia de Natal.

Esta é a altura do ano para reflexão e gratidão. E quanto mais reflito no ano que passou, mais gratidão sinto. Que ano espetacular todos vós trouxeram à UPG!

Este foi um ano de crescimento - crescimento na nossa equipa, crescimento dos nossos projetos, crescimento na nossa generosa base de doadores. Continuamos a alargar os nossos horizontes e testar novas ideias com um objetivo - as crianças! Estou tão orgulhosa.
  • No nosso programa de Apadrinhamento, continuamos a aumentar a qualidade da nossa cesta mensal e a procurar formas de criar oportunidades para os alunos mais velhos quando completam a escola;
  • Na nossa área de Educação, o programa de alimentação escolar continua a dar uma refeição diária a 900 crianças e as nossas pré-escolas estão a dar um começo na vida diferente a 199 crianças. Depois da escola, 380 das nossas crianças recebem apoio ao estudo para ajudá-los a criar hábitos de estudo. Ficámos orgulhosos de ver o Júlio terminar a universidade e começar num emprego como engenheiro que nunca antes teria sonhado;
  • Na nossa área de apoio à pobreza, no nosso Centro de HIV, a mudança continua a acontecer. Ficámos tristes com a perda do Belide mas ao mesmo tempo aprofundámos a nossa intervenção graças ao trabalho do novo psicólogo Ácio que trabalha no centro de dia, com cada criança
  • Fizemos 7 palhotas familiares este ano. Esta é uma área de difícil implementação, muito intensiva no terreno, e continuamos a dar melhores condições de vidas às crianças e suas famílias. A mudança que se pode observar é extraordinária!
  • A área de Educação Técnica é onde houve maiores mudanças este ano. Usámos o espaço da nossa pré-escola de Santa Catarina para oferecer cursos de costura e pastelaria às jovens mamãs da comunidade e criámos parcerias com o instituto de formação profissional local para dar cursos certificados a 80 das nossas crianças em 3 escolas;
  • A área de Geração de Rendimento tem diferentes projetos em teste, onde mantemos a nossa forma de trabalhar personalizada, identificando oportunidades para uma jovem mãe ou grupos da comunidade para lançarem atividades que lhes permitam quebrar o ciclo da pobreza, como o novo Salão do Wesley.


Tudo isto foi possível graças ao trabalho incansável dos nossos parceiros e técnicos locais no terreno, bem como a equipa fantástica de 7 na sede em Lisboa e 3 em Londres. O dia a dia é uma dedicação interminável às crianças, a cada criança e a como ajudá-la em cada momento da forma que mais precisa. Admito que às vezes é operacionalmente complicado lidar com as emergências diárias que nos chegam. Mas ninguém hesita em fazer sempre mais para estar lá para as crianças e famílias.

Uma palavra final e muito importante vai para vocês, os nossos doadores. De entre todas as escolhas que poderia fazer na vida diária, escolhem apoiar as crianças da UPG. Entre todas as causas que podiam encontrar, escolhem ajudar-nos a quebrar o ciclo da pobreza no Sul de Moçambique.
Estamos muito gratos de fazerem parte da UPG. Estamos gratos de estarmos juntos, pelas crianças.

Obrigada a todos, vamos brindar a este ano com um sorriso. Festas felizes estejam onde estiverem!
Sara

Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2019, com um Pequeno Gesto (aqui)

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011



Sem comentários: