10 de dezembro de 2015

Dia 10: A UPG tem mais uma menina Bolseira – a Isaurinha!

A Carla Monine, carinhosamente tratada por Isaurinha, tem 19 anos e foi uma das primeiras afilhadas UPG no Programa dos Meninos de Xai Xai. Ambiciosa e alegre, é a mais nova Bolseira Universitária UPG. Está a frequentar o 1º ano do Curso de Engenharia e Processamento de Alimentos no Instituto Superior Politécnico de Gaza, no Chokwé. Por estar longe de casa a UPG fez um esforço para garantir um alojamento adequado, e a Carla está neste momento no Internato para jovens raparigas de Chokwé, dirigido pelas irmãs Vicentinas. A par da Bolsa, a Carla ajuda a Irmã Aida, Parceira Local em SVP, com atividades de Apoio ao Estudo aos afilhados UPG na escola.

“Estudar para mim é a melhor coisa. Após ter ficado um ano sem estudar, foi um momento de muita dor e podia ser o momento de muitas desistências, mas sempre acreditei em mim mesma e hoje estou aqui e consegui. Espero dar o melhor de mim na minha formação e nos meus estudos. Para mim, estudar é uma forma de eliminar a minha pobreza, porque não escolhemos ser pobre, e estudando a pessoa consegue eliminar e ter uma boa vida. Quando entrei na UPG só tinha 7 anos e muita coisa aprendi com a UPG e com as Irmãs Dominicanas, sem deixar de lado a Irmã Isabel que sempre foi uma mulher muito exigente principalmente nos estudos.
Os meus estudos sempre estiveram a cargo da UPG nem quando chumbei na 9ª classe, a UPG sempre me apoiou em todos os momentos. O meu muito khanimabo UPG e Irmãs Dominicanas de Xai-Xai, estando em Chokwé espero dar o melhor de mim.”
As Bolsas Universitárias UPG oferecem a jovens estudantes dedicados mas carenciados como a Isaurinha a oportunidade de completar estudos universitários. Os Bolseiros Universitários UPG são preferencialmente alunos anteriormente beneficiários do programa de Apadrinhamento ou jovens da comunidade local envolvidos com a UPG como técnicos, professores ou voluntários, com demonstrado mérito e vontade de estudar. Estes jovens são naturais de Chongoene, Chokwé ou Xai-Xai, para onde tendem a voltar após os estudos, com capacidade e formação superiores, para benefício da comunidade local.
Por €1’100 e €1’600 por ano, dependendo do curso e local, a Bolsa UPG financia despesas de vida, assegurando maioritariamente propinas e matrículas escolares, com apoio ocasional a custos de vida como alojamento e alimentação. Em 2015 a UPG apoiou 11 estudantes dedicados e empenhados em seguir os seus sonhos nos cursos de Medicina Dentária, Direito, Gestão e Administração de Empresas, Ensino de Física, Contabilidade, Engenharia e Processamento mineral, Engenharia e Processamento de alimentos e Administração e Gestão Escolar. As bolsas UPG realizam um sonho e mudam vidas para sempre.
Apoie entre amigos, na sua empresa ou a nível pessoal o seu Bolseiro Universitário UPG como a Carla – leve uma Grande Ajuda a Moçambique! Contacte-nos para mais detalhes.
A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!

Sem comentários: