17 de dezembro de 2015

Dia 17: O Arnaldo traz as novas tecnologias para Chongoene


O novíssimo Centro de Informática de Chongoene, projeto empreendedor do nosso Técnico Arnaldo, entrou em funcionamento no início deste ano. Este projeto foi financiado pela UPG através de um donativo da nossa Empresa Amiga Randstad, que promoveu um Happy Day UPG no Natal do ano passado para divulgação e angariação de fundos. O Centro oferece aos jovens acesso à formação informática, aumentando as suas qualificações e empregabilidade no mercado de trabalho. Ao funcionar em paralelo como uma loja de consumíveis e serviços informáticos, cria também um pólo de microcomércio local. Promove a formação técnica dos jovens, dando-lhes oportunidades para um futuro emprego com requisitos de informática ou iniciativas de autoemprego.

Em beneficio da comunidade, foi realizado o sonho do jovem Arnaldo...

“Nasci numa família muito pobre, durante os meus estudos e no meu primeiro emprego fiz uma autoavaliação sobre as minhas capacidades e decidi que gostaria de ter um Centro de Informática, mas não tinha possibilidades de o fazer sozinho. Foi então, que passados alguns anos a UPG deu vida a este meu sonho e consegui abri o Centro no final de 2014. 
Este ano tomei o cargo da diretoria no centro e, avaliando a comunidade em que estou inserido percebi da necessidade desta comunidade que não existia, e que só precisava duma pessoa como eu. Tenho muito orgulhoso por fazer parte do desenvolvimento da comunidade e do meu país. 
Até hoje este centro já formou 26 alunos, no total de 32 incluindo os que estão em curso. Destes, 14 já estão certificados, e alguns já estão a espera das contratações. Além dos alunos formados, o centro está a ajudar também 3 jovens mensalmente não só na parte monetário mas também na formação e experiência profissional, o que contribui para a redução do número do desemprego que moçambique regista. 
Este centro é também uma experiência empresarial para mim, e focalizando os anos que já ultrapassei este foi o melhor ano, com mais sucessos, não foi fácil e nem é fácil concretizar um sonho deste sem alguém que trabalha na família, mas tendo fé na sua tendência é provável que possa conseguir. Considero positivo os trabalhos feitos desde o início do funcionamento do centro, estamos no ano que regista maior crise financeira mas o pouco dos alunos que fizeram parte contribuíram para o melhor funcionamento deste sector. Não foi o número esperado de inscrições mas tenho que admitir que estamos na fase primária e de avaliação, espero que o próximo ano seja um ano com mais formação para os jovens e maior produtividade. O meu maior objectivo é de munir jovens de conhecimentos de informática na óptica de utilizador de modo a singrarem no mercado de emprego e outo – emprego. 
2015 pra mim é um ano muito marcante e será historial para toda a minha vida, pelo enorme esforço de conseguir realizar o grande sonho, que vinha sonhando a anos.
Kanimambo! Mano Arnaldo“

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!


Sem comentários: