23 de dezembro de 2015

Dia 23: Com as suas milhas voámos até Pequenos Heróis...

A UPG participou este ano no Donate Miles da TAP. Milhas aéreas doadas generosamente por clientes TAP permitem-nos viajar para Moçambique por custos muito reduzidos.  Aprofundamos a nossa intervenção local com visitas regulares aos Parceiros Locais, melhor controlo de despesas e do progresso nos projectos.

Milhas da TAP levaram este Abril a Joana P. (Projectos), e em Outubro a Marta J. (Ang. Fundos) a Moçambique, sempre acompanhados pela “Mamã” Anabela Nina, Directora de Apadrinhamento e para muitos “a voz” da UPG.

Foi durante a viagem de Abril que a equipa UPG de Lisboa “encontrou” Pequenos Heróis a caminho de Maputo. Hoje que nos aproximamos da noite especial do Natal, junte-se a nós a pensar nestes heróis...

“Hoje relatamos uma história diferente. Voltámos a Maputo para mais algumas reuniões. Em Xai-Xai, toda a noite trovejou e choveu com a intensidade típica de uma tempestade tropical. No conforto da nossa cama é impossível deixar de pensar nas nossas crianças, conhecendo bem a qualidade das suas palhotas.

Ao longo da estrada, ainda antes das 07.00 caminham crianças de todas as idades, dos mais pequeninos aos mais crescidos, sozinhas ou em pequenos grupos. Caminham debaixo de chuva forte, sem qualquer resguardo ou proteção. Os poucos que vemos com mochilas, ainda conseguem proteger cadernos e livros. A roupa (inapropriada) há-de secar, no corpo, na escola, ao longo do dia...

Pequenos heróis que, de barriga vazia e sob chuva ou calor intensos não deixam de percorrer longas distâncias, diariamente, em busca de um futuro melhor.

Estarão mais habituados às circunstâncias mas, para nós é comovente percebermos as dificuldades que enfrentam desde pequeninos.


Não se consegue mudar o mundo, mas cada Pequeno Gesto conta e é uma Grande Ajuda!”

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!

Sem comentários: