5 de dezembro de 2015

Dia 5. Viagem da Presidente após 2 anos de saudades!

A Sara V., Presidente da UPG, já não ia a Moçambique desde 2013. O regresso às raízes da UPG pela nossa fundadora foi emotivo e cheio de boas lembranças.
“Vir embora é sempre a parte mais difícil. A incerteza de quando voltamos, a dúvida na continuidade do que tentámos desenvolver, o peso da distância e da vida do outro lado.
Há dias disse às nossas voluntárias que agora saíram de Chokwé atormentadas com o trabalho inacabado, que o importante é focar a atenção no que foi feito. A imensidão do que é a nossa missão com as mais de 2000 crianças que apoiamos diariamente leva-nos invariavelmente para um sentimento de impotência ou insatisfação. Mas com os anos aprendi a focar-me nas pequenas vitórias. Procuro que a esperança nos olhos do Salvador seja mais forte que a dor que viveu nos últimos 2 anos. Procuro que saber que temos mais crianças a estudar seja mais forte que a ansiedade das mãos das mamãs de S. Vicente ao procurarem cada produto da cesta básica. Procuro que os sonhos da Irmã Antónia para S. Luísa sejam mais fortes que as estatísticas de SIDA que me apresenta e ultrapassam qualquer número oficial.
Porque a nossa missão é caso a caso, criança a criança, procurando em cada um encontrar uma fonte de esperança, uma força que os faça querer mais. A nossa missão é proporcionar oportunidades e trabalhar cada dia para ajudar as crianças a aproveitarem as mesmas.
Não é uma missão fácil e por isso o coração sai pesado querendo sempre fazer mais. Mas é uma missão com propósito e cada vez que vamos a Moçambique, afinamos o nosso rumo.

Tamos Juntos, Mana Sara”

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!

Sem comentários: