2 de dezembro de 2015

Dia 2: O Henriques sonha “Quero salvar vidas!”

O Henriques Ausendo Tivane, de 11 anos, frequenta a Escola de São Vicente de Paulo, no Chokwé, onde integra o programa de apadrinhamento UPG. É um aluno bem comportado, que trabalha muito na sala de aula. Gosta muito de ler e escrever e a sua disciplina favorita é o português.

Numa das aulas de Apoio ao Estudo UPG dadas no inicio do ano pelas voluntárias da UPG, Cristiana Reis e Patrícia Mesquita , foi eleito o melhor aluno do dia depois de ter lido a história “Gisela Amarela” aos colegas, colorido uma série de desenhos na perfeição, feito um ditado sem erros e um bonito desenho. Pelo seu empenho e entusiasmo nesse dia, ganhou um pequeno presente – uma lancheira!

O sonho do Henriques é ser médico e trabalhar num hospital. “Quero salvar vidas”, confidenciou às voluntárias da UPG!
A sala de apoio ao estudo na Escola São Vicente de Paulo foi um projeto a que estas duas voluntárias se dedicaram muito durante a sua estadia em 2015. Fizeram um enorme sucesso ao implantar o sistema de oferta de uma prenda simbólica ao aluno que melhor aproveitamento, assiduidade e comportamento tiveram no estudo de cada dia, conseguindo assim motivá-los a serem alunos brilhantes. O apoio ao estudo termina com as crianças entusiasmadas com o que aprenderam e com o merecido lanche que lhes aquece a barriguinha.

As Salas de Apoio ao Estudo UPG são espaços educativos para apoio académico a jovens em idade escolar, em horário pós-escolar e de acesso grátis, em comunidades desfavorecidas e com pobre escolaridade. O apoio contempla maioritariamente afilhados UPG, tipicamente os alunos mais carenciados da escola/região de SLM, SVP e bairros da Missão de Chongoene. Crianças com dificuldades de aprendizagem e sociabilidade, por vezes com fome, tendem a abandonar os estudos. Este programa procura melhorar a educação académica e promover nas crianças hábitos e interesse pelo estudo para evitar futuros abandonos.

Por um custo anual de c. 2’200€ a UPG financia o Apoio ao Estudo nestas duas escolas, beneficiando 141 crianças em St. Luísa de Marillac e 160 em S. Vicente de Paulo. Este projeto melhora a qualidade da educação e promove um maior interesse das crianças em estudar, evitando abandonos escolares futuros por crianças muito vulneráveis.

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!

1 comentário:

cris disse...

Que saudades do nosso Henriques!